sábado, 13 de janeiro de 2007

Eficiente diferente

Sempre que vou postar neste espaço fico a pensar no que realmente seria relevante, formador de opinião, uma prestação de serviço ou mesmo só o relatar cotidiano. Esta tribuna é o meu cantinho, quase um diário virtual, uma espécie de derramar de interrogações. De vez em quando divago, será que alguém além de mim lê isso aqui? O que as pessoas gostariam de ler? E questionei-me: este blog deve ser cada dia que passa mais democrático e menos narcisista e egocêntrico. E reflexiva., matutei., matutei; mas o que contar? Perguntei a Celina -minha irmã- que me deu a idéia de escrever sobre a Kit. Ow.. Ow.. Ow.. Ow.. Eureeeca!!.. Bingooo!!! E na velocidade da luz enveredei num tour geográfico para beber na fonte do universo Ingridiano. Julguei com cuidado o fato em expressar-me de uma maneira que não soasse sentimentalóide ou tendenciosa. Seria necessário me distanciar da ligaçao tia-sobrinha, da afetividade entre nós para desnudar uma percepção justa. Na escuridão da noite flashes de convicções decantou nossos laços sanguíneos. Esvaziei o coração e fiz anotações como se estivesse de fora. Então associei algumas definições: inteligente, amorosa, espirituosa, por vezes de um humor ácido, passional, curiosa, instigante, vinte anos, na flor da idade, leitora ávida, viajante das tintas e das páginas, devoradora de livros. Olhar Kit sem admirar é impossível. Encantadora, ensina seus saberes colecionados e armazenados sem arrogância ou soberba. É humilde e tolerante com os ignorantes; e assim ficará para a história. Entre o dilema caído de paraquedas em sua sorte, teve de escolher o que tinha diante de suas vistas: vitimizar-se e se revoltar com o vento e com os deuses ou aceitar seu estado de visão sub-normal desde o nascimento e se afirmar na sua genuína inteireza. Optou pelo segundo caminho e decidiu triunfar. Se Luis Braille, um cego lá da França não se esmoreceu e foi de encontro ao seu destino criando um método de leitura, por que ela teria que chorar as pitangas do lamento pela cegueira dos preconceituosos? Não para ela! Ingrid Lis Nery Esteves, nasceu em Teresina-Pi, em 23/04/1986, sendo apresentada ao mundo das letras desde pequenina, onde travou um caso de amor com o mundo literário. Respirar e ler para ela são quase uma fusão, um encontro orgânico. Filha de pais separados teve na mãe os dois papéis, o braço de ferro masculino e o aconchego feminino. Eva, sua mãe e incentivadora, fiel escudeira, inseparável, é seu porto seguro. Traduz a palavra chave do sucesso das duas filhas: Ingrid e Mônia (formada em Direito e estudante de jornalismo pela UESPI). As educou com compreensão e disposição em tudo que implica a peleja de criar gente. Delegou, motivou e transmitiu o legado do amor incondicional. Filha mais nova das duas, tem verdadeira adoração pela mãe e confessa: " Minha mãe é a melhor pessoa do mundo. Tudo o que sou, faço ou tenho de bom é fruto de seu ensinamento. Ela é minha inspiração, é meu estímulo para vencer. E quando brota em mim a vontade, esta infla numa dose maior pois é ela que acredita no meu potencial, talvez até mais que eu mesma." Conhecedora de História, especificamente mitologia, Kit é quase uma estudiosa no tocante ao assunto e nunca perde a capacidade de se surpreender, de se redescobrir e revisitar outras esferas. Ainda assim acha que o que não sabe cabe numa imensa biblioteca. Articulada e eloquente, se apetece em aprender e buscar mais e mais o conhecimento. Sua vida e bagagem começou a tomar forma e corpo. Recém-aprovada em Biblioteconomia, em 2° lugar, e em uma das universidades estaduais (UESPI) mais concorridas do Nordeste. E futuramente dará sua contribuição a fim de organizar bibliotecas e principalmente melhorar o fado dos deficientes visuais, já que vive na própria carne esta cumplicidade. Orgulhosa com seu êxito, prepara-se para um concurso público no qual venderá caro qualquer golpe sinuoso.
É obstinada, inclusiva, grata. Eis aí sua trindade. E lembrando que ninguém está livre de uma deficiência, seja ela qual for!

11 comentários:

  1. Simplesmente fascinante! Não existe, na minha opinião, maior qualidade do que inteligência, astúcia e garra, e Ingrid é a personificação de todos esses adjetivos. Como prima-amiga-fã devo dizer que ela me encanta com sua necessidade vital de aprender, vencer e ser!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei agradavelmente surpresa com esta homenagem. Eu realmente não sei o que dizer. Sou capaz de fazer críticas sobre qualquer coisa, exceto sobre algo relacionado a mim. Mas vi que a senhora procurou ser imparcial e demonstrou, como sempre, um forte poder de persuasão. A senhora, com um diploma, iria longe...

    ResponderExcluir
  3. Selena, adorei o comentário, parabéns;MIL!
    Apesar de achar Ingrid uma das maiores cabeças da família no sentido cultural e de armazenamento de informações,ela é uma sobrinha QUERIDA por mim. Quando impacientemente não aperta a campainha daqui de casa,já fico inquieta sentindo sua falta. Olha que isto acontece religiosamente quase todos os dias! Além do mais, é uma prima-amiga que escuta minha filha amada Sabrina com calma e respeito.
    Sei lá, com a "Kit" no cotidiano da minha casa vivo a plenitude de uma família que briga e que ama.
    Ingrid, AMO-TE!
    Tiazinha Cel.

    ResponderExcluir
  4. Minha prima, vc é uma das pessoas mais surpeendentes e vencedoras que conheço. Vc é um fenômeno, eu te amo muito. Vc é hj o exemplo que tenho para vencer os obstáculos que tenho e venham aparecer na vida. Obrigada por existir.

    Beijossssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  5. Q historia sensacional, fiquei mexido com este texto. ingrid, não conheço vc, mas sou amigo de sua tia, e enxerguei vc em seu dia viajando nessas frases. parabéns para vc e dê um forte abç em selena por mim.
    fascinante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A blogosfera é fascinante, todo dia se conhece uma vida e um pensamento. Lendo esta historia me impeliu de desfrutá-la na sua íntegra.Parabéns para a moça Ingrid ou kit, uma vencedora desde já.

    ResponderExcluir
  7. É isso ai Ingrid !!! Continue sendo essa pessoa maravilhosa que é, e que mesmo com as adversidades supera os obstáculos de forma impressionante, fazendo tudo parecer muito simples.

    Em nossas vidas nada vem fácil, depende de muita luta e suor, e com a batalhadora que é você tirará de letra essa nova etapa de sua vida.

    Aproveite agora para disfrutar no futuro !!!

    Um abraço do seu "primo"

    ResponderExcluir
  8. lindo depoimento selena. parabéns para sua sobrinha vencedora.

    faby M - beagá

    ResponderExcluir
  9. Obstinação dá nome a qualidade dos que fazem grandes realizações.tem a ver com dedicação, persistência e coragem de perseguir ideais. Belo texto.

    até +! ana maria

    ResponderExcluir
  10. parabens Ingrid ou kit. Sucesso.

    ResponderExcluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena