domingo, 25 de março de 2007

Espanha, terra dos extremos e do contraste

Terra de Federico Garcia Lorca, um dos escritores mais lidos da Espanha depois de Cervantes. Granada é cheia de história mas também moderna e vibrante, um contínuo ir e vir de pessoas passeando pelas "calles" e por suas bucólicas praças. Definitivamente sedutora, uma autêntica tentação para qualquer viajante; desperta os sentidos e impele a andar a pé desbravando os mistérios que guarda. É linda e encantadora! Mais do que eu e minha vã filosofia esperava, magia e lenda andam de mãos dadas como se entrassem dentro de um livro. Localizada na região de Andaluzia, aos pés da Serra Nevada (um Édem de colinas cobertas de neve), remete a uma atmosfera dos contos de mil e uma noites. A verdade é que respira-se um ar tão árabe que chega-se a pensar, seguramente, que nao é a Espanha. É também detentora de um dos palácios marroquinos mais belos, conservados e talvez o mais antigo dos que restam no planeta. Considerado por muitos de seus visitantes uma das 10 maravilhas do mundo, uma tentativa islâmica de criar o Céu na terra, Los Palácios de La Alhambra recebe cerca de 8000 visitantes por dia, com várias salas, e em anexo Los Jardines del Generalife que são jardins suntuosos e exuberantes repleto de fontes minuciosamente desenhado com a mais deliciosa estética de flora, capaz de satisfazer ao olhar mais exigente. Fala-se na verdade que estes jardins têm sido objeto de inspiraçao aos artistas e poetas. Os jardins do palácio -ou dos palácios- têm várias salas diferentes, foi construído em 1319 e até hoje conserva grande parte de sua forma original. Comenta-se que a origem de Granada -última capital de Andaluzia- parece misteriosa, muitos de seus rincões estão envoltos em lendas e fábulas em que convertem este lugar a "mágico". Se diz além disso que há teorias incríveis, desde remontar a sua criaçao ao bíblico Noé, passando por Hércules, até distintas civilizaçoes mediterrâneas da antiguidade. Sendo assim umas das primeiras cidades da península Ibérica. É pitoresco e belo! Fascínio total! Incita a paixão.
Adoro coisas que me remetem às profundezas do passado, cai maravilhosamente ao meu estado de espírito, me deixa abençoada, sei lá, me sinto de alguma forma adentrando outras vidas. A encantadora Granada "lançou-me" a vários pontos de vista sobre várias coisas, ou talvez, a um outro despertar. Conheci e vivênciei coisas diferentes, sou a mesma; e no entanto, outra. Viajar é um composto inebriante de nós e do lugar. Já que a cultura é híbrida, está sempre em movimento e em constante mudança.... ....e sob o sono dos séculos vive Granada!!!
Granada - Espanha

9 comentários:

  1. Selena cara Selena Maria.
    Pessoa de várias ideias, vários olhares, grandes emoções, aberta ao conhecimento, dotada de discernimento e com um bom gosto irrepriensível! Tenho degustado palavra a palavra, não perco nenhum elemento, nenhum olor das frutas da tua boa estória, da tua observação, delicio como um vinho especial bebido gota a gota.
    Estou curioso para conhecer Granada. este ano ainda pretendo ir a Europa, e a Espanha está em meus palnos.

    abçs saudosos,

    ResponderExcluir
  2. Esta viagem me apeteceu, pareceu ter sido de uma beleza tão enriquecedora. Conhecer é belo.
    parabéns selena.. como sempre, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Vc sabia que muita gente, centenas de milhares ouvem a chuva debaixo de tetos de papelão? Crianças cheias de lombrigas, sofridas, machucadas pela sociedade podre. cansadas de carregar sofrimento. Sofrer pesa!Exploda vc e suas viagens de quinta patéticas. Queeriiida.. dawnnn!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Linda viagem. fui à Espanha mas não cheguei até o sul, mas em Madri a efevercência me contagiou, e Barcelona é terrivelmente linda e suja.

    ResponderExcluir
  6. Que viaaaaaaaaagem!!!!!!!!!!!
    Poooooô tô precisando tbm... ainda vou me dá umas férias. to de saco cheio!

    ResponderExcluir
  7. cida linda mesmo, deve ser um encanto.. mas..

    ResponderExcluir
  8. cidade,.. meu pc tÁ OSSO!

    ResponderExcluir
  9. esta é uma grande VIAGEM.. e q viagem!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena