sexta-feira, 8 de junho de 2007

das lembranças...

A chuva veio e deu de beber a um jardim de recordações. Nas cores das minhas lembranças um matiz dourado envelhecido e charmoso. Era julho e o vento cortava meu rosto e meus ouvidos arrastando a poeira da pracinha. Vejo a cena como se fosse ontem: eu dentro de um vestidinho monocromático alaranjado e um belo rabo de cavalo cor de crina a fazer par com a seda do vestido, Patrícia de azul-marinho de puá contrastando os seus lindos cachos de ouro e sua pele pálida, seu vestido parecia um crepúsculo estrelado de bolinhas luzidias tal um pisca-pisca. Josi, ainda bebê, de azul celestial bordado com florzinhas pequeninas -em ponto cheio- na pala; a cor do vestido acentuava ao azul de seus vivos olhos grandes. Meus irmãos de botas e shorte de linho marrom e blusa branca com gravatinha borboleta, todos banhados e devidamente arrumados, cabelos bem penteados com gel, nas blusas bem passadas o azul do anil era o pano de fundo da limpeza, todos impecáveis, e nosso cheiro denunciando alfazema. A casa tinha uma atmosfera alegre e viva. Na varanda a cor-de-vinho das onze horas explodia em meu olhar que ecoava o acontecimento. O olor que se espalhava por todos os lados chamava-se ‘ventura’, era um cheiro de descanso, de regozijo, de unidade. Festa até para os cachorros da rua, pois sentiam a aura diferente e animada. Os objetos simplórios do nosso lar jaziam na espera de serem usados. Todo o aparato que se fazia traduzia a chegada do Padre da comunidade, que era o convidado de honra para o almoço de domingo; mesa posta, toalha de richelieu alva e engomada respaldando o banquete: vatapá, o prato principal, galinha caipira a agregadora da nossa família, e de sobremesa o pudim de leite; este me levava ao regalo dos céus irrompendo doçura no véu da boca, mas depois me jogava no limbo, pois comia escondido. E de castigo pelo ato clandestino seis bolos de palmatória nas mãozinhas do gato ladrão. O domingo pomposo era um dos poucos do ano para meu deleite mor, singular e intransferível. Eu era trezentas vozes a gritar a palavra ‘felicidade’, completamente deslumbrada, saltitante, abestalhada com a figura ilustre que oportunizara o nosso contentamento. Tão simples e tão feliz. Foi há trinta e três anos.
Selena,

10 comentários:

  1. E a doce menina fez nevar a lembrança, e as estrelas brilharam opacas la fora, distantes de nós e perto dos sonhos.nas entrelinhas o desembaçar. recordar é viver!inunda a alma. voltou selena, magnífica!

    ResponderExcluir
  2. "eu dentro de um vestidinho monocromático alaranjado e um belo rabo de cavalo cor de crina a fazer par com a seda do vestido, Patrícia de azul-marinho e puá contrastava aos seus cachos de ouro e sua pele pálida, seu vestido parecia um crepúsculo estrelado de bolinhas luzidias, tal um pisca-pisca a explodir em meus olhos. Josi, ainda bebê, de azul celestial bordado com florezinhas pequeninas -em ponto cheio- na pala; a cor do vestido acentuava ao azul de seus vivos olhos grandes. Meus irmãos de botas e short de linho marrom e blusa branca com gravatinha borboleta, todos banhados e devidamente arrumados, cabelos bem penteados com gel, nas blusas bem passadas o azul do anil era o pano de fundo da limpeza, todos impecáveis, e nosso cheiro denunciando alfazema"

    sem comentários. belo!

    ResponderExcluir
  3. Tão melancólica...
    até que enfim atualizou isso aqui, hein?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. As cenas do texto parecem daquelas caixinhas de música,se pega com carinho e ternura nas mãos, dá a corda depois a sonoridade da musica nos sons suaves, as lembranças, depois se sente saudade, fecha a tampa da caixinha e guarda dentro de si.PARABÉNS SELENA!

    ResponderExcluir
  5. Noooooooooossa adoreeeeeeeeeeei!!! A sandra acabou de me falar no msn q atualizou o blog. Ocê anda parada minha filha!?

    ResponderExcluir
  6. Tuas origens e tuas lembranças a vagar.. enchi olhos de lágrimas Selena. Tão linda e tão misteriosa essa vida! bola pra frente..

    ResponderExcluir
  7. Seu texto me tocou ao ponto de sentir a chuva na minha pele. Muito bonito. belas recordações.

    ResponderExcluir
  8. Crescer pra q? Ser mais n se esquecer jamais da infância;suave viagem ondulante soprada na mágica melodia das lembranças. Texto de todo belo,de todo intenso.., tudo de Ti.

    ResponderExcluir
  9. Bela nostalgia.Fico sempre à espera de ler seus textos, as vzs comento e agradeço, as vzs saio em silêncio.
    agora AGRADEÇO!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena