sábado, 28 de julho de 2007

O que esta imagem te parece?

Nojenta. Vergonhosa. Mixa. Decadente. Cafona. Deplorável. Lamentável. Apelativa. Desrespeitosa. Este é o começo do meu desabafo sobre a campanha publicitária outono-inverno 2007/08, da marca Sisley (Grupo Benetton). Não posso deixar de expressar meu repúdio acerca desta criatividade duzentos zeros à esquerda. Virou bagunça a arte de vender! Será que alavanca as vendas um anúncio que pode estimular o agouro de se consumir drogas, de viciar pessoas? Por que a alusão entre a moda e o pó? Um soco abafou-me o estômago e embrulhei nauseada ao ver esta fotografia. Quanta irresponsabilidade! Duas garotas posando “cheiradas”, doidonas e com pinta de ricas, sim, isto mesmo, pois cocaína é droga para bolso de bacana. E nada mais que deprimente esta sutileza descarada, o pó em cima do cartão de crédito. Vê-se a banalidade, a inversão de valores, a apologia ao crime e a anti-pedagogia. O que uma roupa boa, bem feita, bem talhada e estilosa têm a ver com drogas? Que marketing pé de chinelo e equivocado é este?! Meu amiiiigo um desserviço destes não deve jamais gerar vendas nem seduzir corações. O que esta empresa quer atingir é o sucesso na imprensa, o burburinho? Já não bastam as mensagens anoréxicas em meninas esqueléticas com caras de doentes, anêmicas e tristes desfilando famintas como se fossem a oitava maravilha do mundo? No subtítulo da marca diz: Fashion Junkie. Descalabro é pouco para definir a campanha da Sisley. O curioso é que existe uma equipe envolvida na elaboração desse anúncio e com a mesma reflexão, já que optaram pela duvidosa forma de vender roupas. Com tantas técnicas e dinâmica de grupo como o brainstorm - tempestade de idéias, onde se prepara um debate numa atmosfera tranquila e cool o resultado chocou e melindrou a marca. A sacada ficou de quinta categoria. Demodê. Estamos conquistando um modo de vida mais light, uma geração natureba, com alimentação balanceada, longe dos vícios e perto dos esportes. Quase sem chão, nocauteada fui visitar o Google.com.br a qual me levou para www.wikipedia.org/wiki/Junkie e ao significado. Pois bem, vou ao que interessa. “Junkie: é o termo que normalmente designa o viciado em heroína. Também é usado para viciados em drogas em geral, e até mesmo entusiastas em algum assunto particular (exemplo: Star Wars Junkie - fã de carteirinha de Star Wars). Literatura Junkie são obras que tratam do submundo, do anárquico. Junkie pode significar também uma filosofia de vida, ou seja, um modo diferente de viver, onde as atitudes indicam se a pessoa é um junkie. "Junkie " - também é designado o sujeito que anda largado, com cabelo BLACK, rasgado e sujo. estilosas
A agência insensata que produziu tal publicidade, na verdade deixou subentendido também, a meu ver, que a marca Sisley é uma droga. Se a mensagem foi mostrar que a moda é viciante, não colou, uma vez que comprar moda é comprar saúde.

7 comentários:

  1. Sabes tanto quanto eu que
    brain significa cérebro e storm significa tempestade. Resumindo, essa palavra mágica não combinou mesmo pra esse comercial altamente abusivo. Que venham tempestades de idéias sim, absurdas e liberadas, pois é o segredo do Braindstorm, mas venha com um especial cuidado. Que pena!
    Selena, amei teu texto..Tu eres mui talentosa. Tu escreves como sente irmã. Expressa teu encantamento ou repulsa. Tu darias uma jornalista brilhante! Tu repudiastes? Pois eu já tô é com nojo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. As coisas são belas porque nosso olhar sabe capitar seu encanto. Nossos olhos quando as adimiramos, dão a dimensão exata de sua beleza. Se não as sabemos contemplar, que importância tem o fato de serem belas? Não adianta, me rendo ao seu olhar especulador em fazer uma crítica tão bem feita e oportuna se tornar tão bela! Mesmo sem cheirar a coca, farejo de longe um bom artigo, esse; o seu. Publique-o! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O mundo é mau. as pessoas são bem estranhas. Porisso troquei o curso de Marketing para o de Direito. Nunca eu faria parte de uma equipe dessas. Deplorável mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Celene... a muito tempo o grupo Benetton gosta de causar polemica em suas campanhas... mas essa foi muito ruim!
    É realmente degradante de se ver, é q a Celina escreveu, realmente dá nojo de ver isso.
    O seu texto é brilhante... muito bem escrito. E muito inteligente!
    Beijos
    Eminha

    ResponderExcluir
  5. OC É UMA PESSOA ADMIRÁVEL. CONCORDO COM TUDO Q ESCREVEU.

    ResponderExcluir
  6. Tudo são escolhas, simples assim. Compra quem for imbecíl!!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena