terça-feira, 14 de agosto de 2007

Vive España!!!! Olé!!!!!!

Segunda potência mundial quando o assunto é turismo, bilhões de euros arrecadados anualmente(atrás somente da França), terceiro melhor vinho do mundo e a oitava economia do planeta; Pode-se dizer precisamente: A Espanha está rica!! Santander.Telefonica. Repsol. Almodóvar. Estas são algumas marcas fortíssimas espanholas que fazem parte da economia deste país legendário e belo, uma espécie de “primo rico” dentre a comunidade latina mundial, têm ótimas estradas, largas avenidas, metrô moderno e eficiente, cidades limpas, shoppings de tirar o fôlego, baladas madrugada adentro, obras de arte (Museu Del Prado, a maior galeria de arte do mundo), universidades de renome internacional, o futebol mais rico do mundo, cinema brilhante, igrejas medievais, catedrais suntuosas, enormes praças, boa comida, paella, tapas, cidra, porras, churros e jamón. Tem a siesta, o descanso depois do almoço. Também o eletrizante e caliente flamenco.
Tem o inventor do submarino, Marcis Monturiol. Têm Picasso, Salvador Dalí, Velásquez, El Greco, Miró, Goya e um legado de outros artistas. Tem Gaudí o expoente da arquitetura. Tem a literatura de Cervantes com seu Don Quijote de La Mancha. Tem Federico Garcia Lorca, poeta andaluz conhecido universalmente. Sem esquecer que tem também a azeitona mais saborosa do mundo. Tem o gazpacho e o chorizo. Têm seus teatros, suas festas populares. Suas cidades seculares são um misto de várias culturas. Tem Santiago de Compostela, onde está os restos mortais de São tiago, discípulo de Cristo.
Tem a Madri aristocrática boêmia e elegante, a delirante Barcelona (a mais rica cidade espanhola), uma mistura do antigo e do moderno (obs:estas duas são rivais). Nosso tão amado Caê, em paragem por lá, escreveu um trecho na música Vaca Profana: “De perto ninguém é normal" (…) "No mais, as ramblas do planeta orchata de chufa, simus plau". A primeira é uma bebida com sabor doce e leitosa, e si us plau quer dizer nada mais nada menos que por favor, em catalão. Tem Tolledo a pequena notável, e Sevilla a mais espanhola de todas dona do mito de Don Ruan e inspirada na ópera Carmem. Tem a requintatda Granada, pérola da Andaluzia com seu Alhambra(o castelo do califa, considerado por muitos de seus visitantes a 8° maravilha do mundo). Tem o agreste da Galícia de um verde inverossímel, tem a simpática Valência, terra da cerâmica.
Tem o violoncelista Pablo Casals, a soprano Monserrat Caballé, tem o poema dos Poetas Andaluzes, este a qual escolhi para abertura do blog, um dos mais comoventes que já ouvi. São muitas Espanhas dentro da outra que por si só detêm uma marca de peso: sua própria cultura. O espanhol é a língua oficial, mas há também o catalão, o galego e o basco(língua única! Eu sou, em basco é: Ni naiz). Já na Galícia o galego se confunde com o português, e na região da Catalunya os barceloneses falam um mix de espanhol com sotaque afrancesado. Enfim, uma profusão de culturas fazem a sua marca registrada, um país em ascensão. Entonces.. muito prazer: Estas são As Espanhas!!!

Sevilla - Praça da Espanha

7 comentários:

  1. senti vontade de conhecê-lo! Cadê a postagem anterior selena?

    ResponderExcluir
  2. P-E-R-F-E-I-T-O!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. cultura não faz mal à ninguém. este blog tbm tem informação. vc fez marketing ou turismo minha cara?parabéns pela anova cara

    ResponderExcluir
  4. É pra lá q eu vou, que tal hein?
    Rum hum hum, pennnnnse

    ResponderExcluir
  5. Acalorado depoimento! Terra linda e efervescente, estive em Barcelona, Zaragoza e Pamplona em 2001, já Madri não conheci; uma pena!

    ResponderExcluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena