domingo, 29 de março de 2009

Auto-estradas, autopistas e vias rápidas...

São 23:00hs, e estamos voltando de Porto-Portugal. Enquanto minha filha guia meu genro dorme. Vou fazendo minhas considerações acerca da cidade e prestando atenção no velocímetro que já está em 160km. Dou um grito!, Fernando acorda e Catarina diminui o pé colocando o carro em piloto automático. Meu berro foi pela velocidade e pela impressão que a via ia me causando. Fê - meio atordoado - volta a dormir. E então admirada falo pra Cacá: - O que são essas auto-estradas da Europa, céus! Impressionada observo o cuidado, a manutenção e o respeito para com o motorista, afinal são milhares de vidas que trafegam de um lado à outro. Quando adentramos na Espanha, é nítido, a autopista é admirável e tão bem sinalizada. No asfalto linhas sinalizadoras branquíssimas reluzem aos faróis do carro, e se ultrapassamos as linhas laterais que dá para a saída da estrada, o dispositivo faz barulho para nos lembrar que o pneu tocou ali, como se fosse o “fofacú” daí do Brasil, porém sem balançar o veículo. O acostamento daqui é todo assegurado de um ferro cinza completamente iluminado de amarelo. Luzinhas mágicas clareiam todo o percurso. Há também placas com luzes piscando e mostrando a velocidade, ou com frases explicativas para avisar sobre o que ocorre no momento: o tempo, se tem vento, se vem chuva, se tem óleo mais na frente, se tem neve, se tem carro batido, enfim. Tudo isso para o motorista mais imprudente e desavisado não dar motivo a revezes contingenciais. São diligências e respeito com quem sai de sua casa para o lazer ou o trabalho. A Espanha está entre as rodovias mais bem estruturadas e com uma logística excepcional, no intuito de evitar acidentes, mas principalmente de atender melhor seus viajantes. Se dirigir à noite, o breu do céu se fundirá a tantas e tantas placas luminosas. Nota mil!

Eu

Simplesmente Selena