quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRECIOSA LAUSANNE

Fotografia: Sela, Des, Caty - Suiça / 2009

Lausanne é mesmo uma cidade fofa. Mas e aquele Lago Leman, hein; o que é aquilo neguinha? Lindo, lindo, lindo demais! Faz toda a diferença para meu encantamento um tanto infantil. Li que Charles Chaplin viveu em Vevey nas proximidades de Lausanne. Pronto, bastou isso para minha cuca legal. Imaginei Carlitos saindo de dentro de um filme noir com seus gestos exagerados caminhado pela calçada e cumprimentando os turistas. Inclusive nós, é claro. Ah, meu adorável Vagabundo! Em tua pobreza havia fineza. Só podia ser, ora pois. Morar assim de frente aos Alpes deixa qualquer adulto com jeito criança. Porque felicidade é de ser criança. Porque eu me faço criança nesses momentos francos. A cidade defronte o lago ou o lago defronte a cidade? Fiquei de frente aos Alpes e de costas para cidade. Foi aí que Lausanne se tornou diferente em meu devaneio: com uma arquitetura mais clarificada como a de um país árabe; seria a continuação das gigantescas cordilheiras que eu admirava.

E em minha mente criativa, a cidade pintou-se alva como as montanhas que cercavam o horizonte: branco neve, claro neve e azul neve. Tudo branquinho hipnotizando mais ainda minha fantasia. Okay amigos, mas não, o desenho legítimo seria outro. A paisagem de Lausanne é quase monocromática, digamos, cor de carne. Voltei do onírico para contemplar a realidade e o lugar é lindo e afável: digno de voltar e explorar todo o país. Um pequeno paraiso chamado SUIÇA. E nesse dia fazia frio, ventava muito, o dia estava fechado, mas a natureza mostrava toda sua estética exuberante. Os Alpes ao longe, mas perto do nosso olhar. Ficamos as três: Nêga, Caty e eu. A nos espantar, a nos encantar, a quase tocar o céu. Belo de se ver. Os Alpes parecem utópico, uma pintura impressionista, um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena